Facebook retira do ar milhões de contas falsas apenas nos primeiros meses deste ano

0

Criar um perfil em uma rede social não é algo tão difícil assim, o que motiva muitas pessoas mal intencionadas a terem a ideia de criarem perfis falsos e nestas contas fazerem a disseminação de conteúdos na maioria dos caos impróprios, perturbadores ou ainda que sejam utilizados de forma indevida e sem autorização dos verdadeiros donos dos materiais.

Isso se configura um problema dentro das redes sociais, principalmente no Facebook, que é uma das redes sociais mais influentes hoje em dia e que por agregar essa vasta quantidade de usuários tem também em grande quantidade os problemas que afetam as mídias sociais, um deles seria esta realidade: perfis falsos e com conteúdo indevido.

Segundo o Facebook entre os três primeiros meses do ano foram retirados do ar cerca de 837 milhões de materiais que foram considerados como spams. Sendo este conteúdo detectado por ferramentas inteligentes da plataforma que fizeram uma varredura no material antes mesmo que qualquer pessoa dentro da rede social identificá-lo como impróprio e então denunciá-lo.  Esses números demonstram o quanto o trabalho destas ferramentas inteligentes que são acopladas à plataforma é de fato eficiente. No entanto, mesmo com tanta tecnologia os próprios responsáveis pelo Facebook afirmam que não há como, por enquanto conseguir detectar assim com tanta facilidade o conteúdo impróprio, e que existem casos em que será necessária a avaliação dos usuários a respeito na hora de denunciar o material. Dizem ainda que de cada 10 mil postsvistos pelos usuários, sete, oito ou nove podem chegar a serem publicações que exponham a nudez.

Neste mesmo trimestre de 2018, a rede social diz que for retirado do ar 583 milhões de contas falsas, entre eles perfis pessoais e páginas. Falam ainda que mesmo com esta varredura ainda existem contas falsas ativas dentro da plataforma digital, algo em torno de 3% a 4% das contas em atividade atualmente se encaixam esta realidade e ainda precisam ser avaliadas por usuários e estudadas pelas ferramentas de inteligência do facebook a fim de serem também eliminadas.

Mas, não são só conteúdos com pornografia e identidades falsas que aparecem na rede social, há também outros tipos de materiais que violam a política e os termos de serviço do Facebook e por isso também chegaram a ser removidos de lá. O Facebook afirma que neste mesmo período suspendeu 3,5 milhões de publicações com conteúdo violento e 2,5 milhões que tinham discurso de ódio.

O conteúdo destes perfis

O Facebook está mais focado em rever publicações que infringem as normas da utilização da plataforma da rede social nos seguintes aspectos:

  • Nudez
  • Discurso de ódio
  • Contas falsas
  • Spam
  • Violência gráfica
  • Propaganda terrorista

O Facebook já chegou a remover mais de 20 milhões de conteúdo impróprios eu circulavam pela plataforma com as características já citadas e pretende continuar com as análises para que possa eliminar os que ainda estão presentes na plataforma. No entanto, os usuários devem ainda estar bem atentos e sempre que verem algum material com conteúdo impróprio sendo disseminado na rede devem denunciar com a finalidade de ajudar a plataforma a reconhecer a ofensa destes materiais e sua posterior remoção.

Todos os conteúdos impróprios se caracterizam como violação das leis e diretrizes da rede social e qualquer indivíduo que as praticar estará automaticamente em atividade ilegal dentro do Facebook.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.