Atenção: Cadeado de segurança deixará de ser exibido pelo aplicativo Google Chrome

Empresa avisou que irá retirar o símbolo em breve!

0

Se você é uma pessoa que costuma observar tudo o que rola na tela do seu computador, ou até mesmo no smartphone, já deve ter percebido que quando o site que vocês está tem um certificado de segurança e confiabilidade perante o Google Chrome aparecerá um símbolo no canto esquerdo superior da tela, junto ao endereço da página que você estiver navegando, a fim de deixar bem claro que aquele material é confiável e que a página aberta não trará problemas para o seu PC ou smartphone.

Mesmo que o aplicativo do Google Chrome, ou ainda a plataforma, deixe você navegar em sites que não tenham a confiabilidade reduzida, ele sempre vai deixar essa informação bem clara à você. Em alguns casos você será redirecionado à uma página onde estarão informações à respeito da insegurança que a página pode trazer e então você deverá confirmar se quer ou não continuar, mas em outros casos ele apenas irá exibir na linha onde está o link da página um símbolo em vermelho semelhante à um cadeado violado e uma mensagem que diz “conexão não confiável”.

Mesmo com toda a utilidade para uma leitura visual mais facilitada e ainda uma maior segurança do usuário que utiliza a plataforma e os aplicativos do Google Chrome, a equipe responsável pela empresa afirmou nesta quinta-feira (17) que pretende abandonar este ícone, o “cadeado” que expressa a segurança do material e ainda a marca de “seguro” para páginas HTTPS na web.

A medida aplicada pela companhia deve acontecer de forma gradual. Mas, não pense que depois de extinguir o símbolo do “cadeado” na barra de endereço de algum site seguro que ele não estará mais se preocupando com a segurança a que você está submetido em navegar na internet, muito pelo contrário, a equipe já estava pensando nisso e sempre se preocupou.

Tirar o símbolo do “cadeado” é uma forma de complementar as ações que já estavam sendo preparadas em prol d melhorara a qualidade da segurança dos sites que você navega utilizando o Google Chrome como navegador em sua busca. Para as novas medidas todo e qualquer site que não tiver o famoso HTTPS será considerado inseguro dentro dos padrões aceitáveis pela empresa.

Aplicação de medidas de segurança no Google Chrome

Os avisos que serão deixados pelo Google Chrome a partir de agora serão dispostos da mesma forma que anteriormente, mas desta vez não e=terão o ícone do “cadeado” como referencial e apenas mensagens por escrito, como “site não seguro” e “seguro”. Mas, vale dizer que a empresa deixou bem claro que o ícone ainda irá permanecer por algum tempo e não há data de remoção, mesmo que eles saibam que ele será removido um dia.

Para te chances de a partir de agora ter um site considerado seguro pela plataforma é necessário que ele esteja protegido e participe do formato HTTPS. Para o Google Chrome aas páginas com HTTPS buscam sempre garantir que apenas o internauta tenha acesso aos processos que ele desenvolve dentro daquele endereço. Este é um recurso indispensável, se olharmos pelo lado da segurança que é trazida por ele, para sites que trabalham com senhas ou coisas do tipo, e ainda formulários de identificação.

Não confunda, os sites HTTPS tem um jeito diferente de codificar informações se comparados com os HTTP (sendo ainda estes os mais comuns de se encontrar na web). O Google não considerará como confiável sites que só tenham o HTTP, uma vez que usuários interligados podem fazer uso das informações que forem destinadas à pagina em questão e ainda capturar o tráfego, algo que não é possível em sites HTTPS.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.