Picada de escorpião – Saiba como lidar!

0

O escorpião, é um aracnídeo de diferentes tamanhos e cores, que é extremamente venenoso, se não for tratado imediatamente a picada no corpo.

Sintomas de picada de escorpião

A maioria das pessoas sente uma dor forte no local da picada, que se irradia por toda a extensão do membro afetado, juntamente com queimação, fincadas semelhantes a agulhas, e latejamento.

A sensação da picada é semelhante à de uma abelha, gerando inchaço e vermelhidão local. A peçonha contida no escorpião, é composta por toxinas que agem na liberação de neurotransmissores do sistema nervoso.

Dependendo da dose do veneno, o antídoto aplicado consegue combater a toxina do escorpião. O mais venenoso deles, é o amarelo (Tityus serrulatus), encontrado na América do Sul e em algumas áreas no Brasil.

Como prevenir a picada de escorpião

Os escorpiões geralmente saem à noite, e ficam escondidos durante o dia. Eles preferem locais que possuem troncos de madeiras, tocas de cobras abandonadas, cupinzeiros e debaixo de pedras.

Na cidade, eles podem se alojar em pilhas de entulho, lixões, rede de água, esgoto, e muitos materiais entulhados no quintal. Por isso, a melhor forma de prevení-lo é não acumular objetos e tralhas em casa.

Estabeleça um local certo para o depósito de lixo, que não seja próximo à sua casa, livre de baratas (que os escorpiões se alimentam), corte bem a grama e o mato, e mantenha limpo as tigelas de água e ração dos animais domésticos.

Se desconfiar de uma picada de escorpião, dentro de duas horas já começará a sentir os sintomas, que podem ser:

-Suor constante e abundante;

-Náusea, vômito, salivação em excesso, dores abdominais, diarreia;

-Arritmia cardíaca, alteração da pressão arterial;

-Alterações na respiração, com acúmulo de fluidos no pulmão;

-Agitação, sonolência, e confusão mental;

-Não é necessário fazer torniquete no local da picada;

Lave imediatamente o local da picada com água e sabão. Faça a vítima tomar muita água. Não é preciso cortar ou furar o local da picada, tendo o cuidado de manter o membro para cima, e leve-o ao hospital imediatamente, informando qual o tipo de escorpião que o picou.

Os soros antipeçonhentos são criados pelo Instituto Butantan em São Paulo capital, e também pela Fundação Ezequiel Dias em Minas Gerais, juntamente com o Instituto Vital Brazil no Rio de Janeiro.

O Ministério da Saúde então, armazena os antídotos, e os distribui a todas as regiões brasileiras, nas Secretarias de Estado de Saúde, estando disponível de forma gratuita a toda a população das cidades.

Manter o quintal e a casa sempre limpos, previne não só o aparecimento de escorpiões e aranhas venenosas, como também a cobras, e outros animais perigosos ao ser humano.

Se estiver frente a frente com um desses bichos, não tente matá-lo sozinho, se nunca tiver feito isso antes. Chame alguém, e não o perca de vista. Mesmo após a morte do animal, o ferrão com o veneno ainda pode ser perigoso, por isso não o manuseie sem proteção própria.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.