Mutirão da Campanha Novembro Azul, fará atendimentos noturnos

0

Assim como no Outubro Rosa, onde se previne e incentiva às mulheres a se cuidarem contra o câncer de mama e de colo de útero, o Novembro Azul promove a saúde do homem, na luta contra o câncer de próstata.

Saúde do homem

A Prefeitura de Palmas – TO, informou que irá realizar atendimentos noturnos nos postos e unidades de saúde, durante toda a campanha, facilitando a abrangência dos exames.

Segundo a Secretaria de Saúde do Município, os homens têm maior dificuldade de procurar o médico para prevenção, ou seja, só o procuram quando já estão doentes.

O câncer de próstata atinge homens com mais de 40 anos, podendo apresentar ou não dor, um caroço protuberante, e incômodo na hora da relação sexual com sêmen escurecido, e para urinar (acordar muito à noite para ir no banheiro).

Outros sintomas que podem ser notados, são: sensação de estar com a bexiga cheia a todo momento, urina escura (com presença de sangue), infecção da próstata, dor nos ossos.

O diagnóstico precoce, é de fundamental importância para o tratamento rápido e específico, que inclui a cirurgia para remoção da próstata, e em alguns casos das ínguas localizadas na virilha, radioterapia e quimioterapia.

Os postos de saúde irão distribuir panfletos explicativos, realizarão os exames de próstata, palestras educativas e promoção de maior qualidade de vida e saúde. Os exames devem ser feitos anualmente, principalmente em pacientes fumantes ou ex-fumantes.

Esta programação foi criada a fim de aproximar os homens das Unidades de Saúde, a fim de desmistificar preconceitos, constrangimentos, incômodos ou presunção sobre o assunto.

 

 

Programação dos Centros de Saúde – Palmas (TO)

Nos dias 6, 13, 20 e 27/11, a partir das seis horas da tarde: os cidadãos podem se dirigir ao Centro de Saúde da Comunidade Novo Horizonte, onde serão realizados testes rápidos, palestras e coletas do PCCU (exames do colo do útero, para as mulheres que ainda não fizeram).

No Centro de Saúde da Comunidade do Taquari, serão feitos atendimentos médicos, planejamento familiar, testes rápidos, educação e saúde na sala de espera e momento funcional com educador físico. Todos os serviços, serão realizados a partir das seis horas da tarde.

De manhã e de tarde, no Centro de Saúde da Comunidade da Arno 61, serão realizados: consultas médicas, odontológicas, de enfermagem, multiprofissionais, testes rápidos e exames de rotina.

Levar uma vida saudável, controlando a alimentação, fazendo exercícios físicos e os exames de prevenção, é a melhor maneira de demonstrar amor próprio, cuidando de si mesmo, e incentivando os familiares e amigos, a esses hábitos.

Os jovens podem começar a se preocupar com a saúde também, prestando atenção ao que comem, evitando o consumo de bebidas alcoólicas em excesso, fumar e o sedentarismo, podem ser observados, a fim de que no futuro, possuam qualidade de vida.

Na sociedade, os homens foram ensinados a serem rígidos, e durões com relação a idas ao médico, não podendo demonstrar nenhuma sensibilidade. Esse comportamento, prejudicará a saúde como um todo.

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.