Droga experimental pode ser a cura para Diabetes Tipo 1

0

Uma “Luz no Fim do Túnel” para aqueles que desenvolveram a tão temida diabetes. Uma pesquisa realizada em Sevilha na Espanha e publicada na ‘Nature Communications’ neste último dia 16 de abril, apresentou uma droga experimental que é capaz de regenerar as células que produzem o hormônio da metabolização de glicose. Até o momento o estudo é experimental, mas os pesquisadores estão animados e otimistas quanto ao resultado.

A droga experimental chamada de BL001 tem este efeito otimista na Diabetes Tipo 1, a mais comum entre a população mundial. Este tipo de diabetes acontece porque o sistema imunológico identifica as células naturais do pâncreas como células invasoras, mesmo aquelas que estão 100% saudáveis, onde após esta identificação acaba destruindo-as, o que causa um efeito devastador em nosso organismo.

O desafio atual da ciência é desenvolver um tratamento que seja capaz de prevenir esta identificação errada e salvar as células responsáveis por metabolizar a glicose no pâncreas.

Qual a função da Insulina?

O hormônio de metabolização da glicose é conhecido como insulina. Sem a produção de insulina a taxa de açúcar (glicose) no sangue fica muito alta, gerando uma condição tóxica no organismo, onde dificulta a regeneração dos tecidos, a circulação do sangue e outras consequências como a amputação de membros, principalmente as pernas e a própria cegueira.

A cura para a Diabetes Tipo 1 está mais próxima

Essa droga experimental que está apresentando resultados na prevenção dos sintomas nas cobaias, teve o seu estudo coordenado pelo Centro Andaluz de Biologia Molecular e Medicina Regenerativa, que fica localizada na cidade de Sevilha, na Espanha.

Na pesquisa a droga batizada de BL001 tem a função de impedir que o sistema imunológico ataque as células do pâncreas responsáveis por produzir insulina. A pesquisa ainda está na fase de teste em animais, sem a aplicação em seres humanos. Após mais alguns testes, os pesquisadores pretendem passar para a próxima etapa dos testes nos próximos anos.

A BL001 é uma substância similar a outra encontrada em nosso fígado. No caso da substância do fígado, ela tem o poder de proteger as células de uma morte precoce e também de diminuir as inflamações no estômago e intestinos. Nos testes realizados em animais a BL001 diminuiu o aumento excessivo da glicose no sangue e também auxiliou na regeneração das células responsáveis por produzir insulina no pâncreas.

Nos experimentos em ratos, a Diabetes Tipo 1 foi revertida, o que não havia acontecido em outras pesquisas pois em pouco tempo o tratamento se tornava ineficaz na produção de insulina.

Para que a BL001 possa ser testada em humanos, é necessário que a pesquisa avance para a etapa onde as moléculas da droga fiquem mais estáveis e consequentemente mais seguras para a aplicação no organismo, sem desenvolver efeitos colaterais.

Diabetes Tipo 1

Atualmente a Diabetes Tipo 1 pode ser identificada com um simples exame de sangue. Ela conta com um tratamento onde o próprio paciente injeta insulina no corpo, mas este tratamento deve ser realizado por um longo período da vida ou durante a vida toda. A diabetes é uma doença tratável, que exige muitos cuidados com a alimentação, mas que ainda infelizmente não possui cura.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.