TSE aprova envio de força federal para atuar no segundo turno das eleições

0

O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou ontem, 23, o envio de força federal para atuar no segundo turno das Eleições 2018, que ocorre no próximo domingo, 28. Ao todo 356 locais do país receberão reforço dos militares.

Com esta decisão do TSE, a Força Nacional de Segurança Pública vai trabalhar para assegurar a normalidade da eleição, além de garantir o livre exercício do voto e a apuração regular dos resultados. O órgão foi criada em 2004, no governo de Lula, e tem o encargo de preservar a ordem pública, a segurança das pessoas e do patrimônio.

A atuação da forças federal em votações está prevista no Código Eleitoral brasileiro e foi utilizada no primeiro turno do pleito, onde atuaram em 513 localidades, de 11 estados do território nacional.

Já no segundo turno das eleições a Força Nacional atuará em 356 lugares, dos seguintes estados: Acre, Amazonas, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Tocantins.

Após a aprovação do Tribunal Superior Eleitoral para o envio da força federal, as requisições serão encaminhadas ao Ministério da Defesa, órgão responsável pelo planejamento e execução das ações empreendidas pelas Forças Armadas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.