Enem 2018: Inscritos já podem consultar local da prova

Cartão com a confirmação pode ser consultado a partir desta segunda, 22/10

0

A partir desta segunda-feira, 22/10, estudantes de todo o Brasil já podem conferir o local onde farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). São 5,5 milhões de inscritos nas provas dos dias 4 e 11 de setembro, dois domingos consecutivos. Para acessar o documento, o candidato deve consultar sua página do participante, no endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/participante, o que também pode ser feito por meio do aplicativo oficial. É preciso inserir dados pessoais e senha, fornecidos no momento do cadastro.

Apesar de a impressão do documento não ser obrigatória, é uma recomendação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para facilitar a organização dos estudantes e também a conferência no dia.

O que esperar das provas?

As provas do Enem devem seguir o mesmo modelo dos anos anteriores: ou seja, muito baseadas na leitura e interpretação de texto. A prova de linguagens, ciências humanas e redação será a primeira, aplicada no dia 04/11. O Enem utiliza diversos tipos de conteúdos na composição das questões, como letras de música, poemas, quadros, entre outras forma de expressão, o que já se tornou um diferencial em relação a outros exames. No segundo dia, 11/11, serão aplicadas as provas de matemática e ciências da natureza.

Agora que o exame está próximo, a dica é investir em leitura de notícias, poemas e outros conteúdos que sejam mais leves em comparação à rotina de estudos. Para quem quiser já ir se preparando, outra opção é dar uma olhada nos exames anteriores para ficar familiarizado com a linguagem – mas sem a ansiedade de querer responder a todas as questões.

Tentar revisar o conteúdo do ano todo ou aprender novos assuntos pode gerar mais estresse nesse momento e prejudicar a capacidade cognitiva na realização da prova. Por isso, o estudante precisa investir em atividades que proporcionem relaxamento – atividade física, encontro com amigos, etc. – para não ficar com os níveis de cortisol elevados até lá.

De olho na hora

A Casa Civil voltou atrás na decisão de adiar o horário de verão e agora este terá início justamente no dia 04/11, primeiro dia das provas do Enem – o que pode causar muita confusão entre os estudantes. O Brasil tem 4 fusos horários diferentes, então é preciso ficar atento às orientações em cada estado.

No Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Minas Gerais e Goiás, o relógio deve ser adiantado em 1 hora à meia-noite do dia 4. Ou seja, passa de 0h para 1h. Por isso a necessidade de ficar atento para não se atrasar. Nesses estados, os portões fecham às 13h.

No Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul, estados que entram no horário de verão mas que estão 1h atrasados em relação à Brasília, a diferença permanecerá a mesma. Ou seja, o portão do Enem fechará às 12h.

Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins não terão horário de verão mas precisam seguir o horário de Brasília. Então, nesses locais o portão também fecha às 12h.

No Amazonas (exceto 13 municípios), Rondônia e Roraima os portões serão fechados às 11h no horário local. Há ainda localidades onde as provas terão início às 10h: Acre e os 13 municípios do Amazonas que seguem o mesmo horário – Tabatinga, São Paulo de Olivença, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Envira, Eirunepé, Guajará, Ipixuna, Jutaí, Lábrea, Itamarati e Pauini.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.