Eleitores já podem justificar ausência no primeiro turno das eleições 2018

Justificativa - Eleições 2018
0

Eleitores que não votaram e nem justificaram a ausência nas urnas no primeiro turno das eleições 2018, já podem regularizarem seus cadastros junto à Justiça Eleitoral. A justificativa poderá ser feita pela internet ou comparecendo pessoalmente a um Cartório Eleitoral, apresentando o requerimento de justificativa eleitoral.

Para realizar a justificativa pela internet, os eleitores que estão no país ou no exterior, deverão acessar o Sistema Justifica, por meio do site https://justifica.tse.jus.br , criado pela Justiça Eleitoral para este fim.

Ao acessar o sistema o eleitor deverá informar seus dados pessoais e apresentar o motivo de sua ausência no 1° turno das eleições. Para confirmar o processo, será necessário anexar algum documento digitalizado que comprove a razão da ausência.

Já para regularizar a situação em um cartório eleitoral, os interessados deverão imprimir, no portal da Justiça Eleitoral, o requerimento de justificativa eleitoral, preenchê-lo e entregar o mesmo em qualquer cartório eleitoral. Também há a opção de enviar o requerimento pelos Correios, ao juiz responsável pela zona eleitoral do eleitor.

Prazo para regularização cadastral

O prazo para quem necessita regularizar sua situação cadastral, é de 60 dias contados a partir do dia do 1° turno das eleições. O prazo é igual para justificativas realizadas pela internet ou em um cartório eleitoral.

Desta forma, os eleitores terão até o dia 6 de dezembro de 2018 para regularizar sua situação referente ao primeiro turno das eleições, e até o dia 27 para o segundo turno. A justificativa é feita separadamente para cada turno das Eleições 2018.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.