Enem: Horário de verão terá início no dia da prova

MEC solicitou mudança alegando que coincidência pode causar confusão entre candidatos

0

O dia 4 de novembro é aguardado com ansiedade por milhões de estudantes que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesse dia, ocorre a primeira etapa do exame. Só que, além disso, 4 de novembro também marcará o início do horário de verão, quando os relógios em diversas regiões do país deverão ser adiantados em 1 hora.

O Ministério da Educação (MEC), considerando que a coincidência pode causar confusão entre os estudantes no dia da prova, solicitou à Casa Civil o adiamento do início do horário de verão – que, até agora, continua marcado para a mesma data. Ainda não há um posicionamento oficial do governo em relação a uma possível mudança.

Se não houver alteração, quando os relógios marcarem meia-noite, precisarão ser adiantados em 1 hora: ou seja, passarão para 1 da manhã. Os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal contam com a mudança todos os anos visando à economia de energia. Nos demais estados, permanece o horário anterior.

Geralmente, o horário de verão tem início no mês de outubro. No entanto, por conta das eleições deste ano, deve começar a vigorar em novembro até segunda ordem – devido ao decreto assinado por Michel Temer no fim de 2017.

Contagem regressiva

Diferente de outras edições, o Enem 2018 acontecerá em dois domingos seguidos, nos dias 4 e 11 de novembro. Antes, a prova era realizada em apenas 1 fim de semana. No dia 4, quando a mudança no horário oficial pode causar confusão, os conteúdos do exame integram 45 questões na área de Linguagens e outras 45 em Ciências Humanas.

Além disso, nesse mesmo dia será feita a Redação, que garante boa parte da nota a depender do curso visado – e para a qual os estudantes se preparam ao longo do ano debatendo possíveis temas de análise. Os candidatos terão, ao todo, 5h30 para finalizar as questões e a redação.

No domingo seguinte, dia 11/11, os conteúdos abordados serão das áreas de Ciências da Natureza, com 45 questões, e Matemática, integrando outras 45 questões ao Exame. Nesse dia, o tempo para realização da prova é um pouco menor, de 5h no total.

Como de costume, os portões vão abrir ao meio-dia e fechar às 13h, sendo que o MEC aconselha os candidatos a chegarem com pelo menos 1 hora de antecedência. Vale lembrar que, devido à grande movimentação nas cidades por conta do Exame, o candidato deve estimar um tempo de percurso até o local da prova um pouco maior do que o habitual, para não correr o risco de atraso.

As provas começarão pontualmente às 13h30, após checagem de documentos e materiais de acordo com o determinado, assim como a distribuição das questões e folhas de respostas.

Atualmente, o Enem é a principal forma de acesso ao ensino superior público, que se destaca pela produção científica no país e pela qualidade da educação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.