Enem: Conheça faculdades pelo mundo que aceitam Exame

Portugal está no topo da lista com o maior número de instituições

0

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se aproxima e, na mesma medida, os estudantes começam a se interessar mais em pesquisar sobre instituições que aceitam a prova para ingresso. Além de universidades e institutos federais brasileiros, faculdades fora do país utilizam o Exame no processo seletivo. Portugal, Canadá, Reino Unido e Irlanda se destacam nas ofertas.

Com a proximidade da língua portuguesa, as universidades lusitanas têm sido muito buscadas por brasileiros que desejam começar uma vida no exterior. Assim como no Brasil, há graduações mais concorridas, mas notas acima de 500 ou 600 pontos podem garantir uma vaga a depender do curso. Além da pontuação do Exame, podem ser requisitados outros documentos – como o certificado de conclusão do Ensino Médio – e diferentes processos complementares, como prova de proficiência em língua estrangeira.

Cada instituição e curso têm seus próprios requisitos para ingresso, por isso, é importante pesquisar sobre a documentação necessária diretamente com a faculdade e na graduação de interesse. Confira algumas das instituições mais visadas pelos brasileiros.

Universidade de Coimbra

Primeira a estabelecer acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, a universidade de Coimbra é uma das mais antigas do mundo e reconhecida pelo curso de Direito. No site da instituição há um link específico para candidaturas via Enem, dedicado a informar detalhes aos candidatos brasileiros. Importante lembrar que a instituição é paga e também há valores referentes à taxa de candidatura e de inscrição.

Faculdade de Lisboa

Outra das instituições mais reconhecidas de Portugal, a Faculdade de Lisboa aceita ingresso via Enem. Segundo informações da cartilha da Faculdade de Letras, feita especialmente para informar estudantes brasileiros, aqueles que realizaram o Exame em algum dos 3 anos que antecedem a candidatura estão aptos a concorrer a uma vaga na instituição. Cada curso pode apresentar exigências específicas, vale ficar atento às áreas de interesse.

Confira outras universidades portuguesas que aceitam o ingresso via Enem: Universidade de Algarve, Institutos Politécnicos de Leiria e Beja, Instituto Politécnico do Porto, de Portalegre e do Cávado, Instituto Politécnico de Coimbra, Universidade de Aveiro, Universidade do Porto, Universidade da Madeira, Universidade dos Açores, Universidade da Beira Interior, Universidade do Minho, Universidade Lusófona do Porto.

Universidade de Oxford

Uma das mais importantes do Reino Unido e do mundo, a universidade de Oxford tem uma concorrência altíssima. Por isso, os candidatos devem se preparar antes de tentar uma vaga. De acordo com o site da instituição, estima-se cerca de 22 mil candidaturas para 3.200 vagas. Aqui, não basta a realização do Enem, mas também a fluência em inglês, que integra um dos critérios de seleção.

Universidade de Toronto

A qualidade de vida no Canadá é um atrativo por si só para os estudantes. Mas, fora isso, o nível elevado da universidade de Toronto atrai aqueles focados nos estudos. Assim como no Reino Unido, a fluência em inglês é necessária, e o Enem pode ser usado como ingresso para vários cursos. O estudante interessado também deve ter em mãos o certificado do Ensino Médio.

College Cork

Centenas de brasileiros têm migrado para Irlanda nos últimos anos, país com fama de ser receptivo aos estrangeiros. Por lá, os brasileiros que prestaram o Enem podem tentar uma vaga no College Cork. Há certos requisitos mínimos e outros que variam de acordo com o curso, por isso é importante entrar em contato com a secretaria específica de cada graduação. Entre os requisitos mínimos, estão o certificado de conclusão do ensino médio, a nota do Enem e mais um ano de estudo concluído em uma universidade reconhecida no Brasil.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.