Hoje é o último dia para pedir 2ª via do Título de Eleitor

O prazo porém é para quem estiver fora do domicílio eleitoral

0

Hoje, quarta-feira, dia 08 de agosto de 2018 é o último dia para pedir a segunda via do título de eleitor, antes das eleições de 2018. Porém o prazo é somente para quem estiver fora do domicílio eleitoral, sendo válido para todo o Brasil de acordo com as informações prestadas através do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A 2ª via poderá ser solicitada em caso de perca, más condições de conservação da 1ª via ou em casos de furto/roubo. Sem ela o cidadão fica em débito com a Justiça Eleitoral.

Como fazer a requisição da 2ª via do Título?

Para quem está fora do domicílio eleitoral, a requisição poderá ser feita através de um cartório eleitoral, onde também deverá ser informado se o novo documento deverá ser recebido na cidade em que o pedido foi feito ou na zona eleitoral original do cidadão.

Para fazer a requisição por inutilização do título de eleitor, é preciso apresentar a primeira via do mesmo. Caso o motivo da requisição seja furto, roubo ou perca, a solicitação é encaminhada ao juiz eleitoral, que deverá deferir o pedido em um prazo de até cinco dias.

Além de justificar o motivo do pedido, é preciso também estar munido de um documento de identificação original com foto, como o Registro Geral (RG), a Carteira de Trabalho, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou carteira de controle do exercício profissional como o CRM, CREA, OAB e outros.

Porque pedir a 2ª via do Título de Eleitor?

É preciso estar em dia com a Justiça Eleitoral, onde o mesmo confere se há débitos por falta ao trabalho eleitoral ou comparecimento à urna em dia de votação. Se estiver em débito, o eleitor não poderá realizar concursos, ingressar em universidades federais e outras opções que exigem a situação regular do cidadão.

Quem solicitar a 2ª via não poderá possuir condenação criminal de pena não cumprida, condenação por improbidade administrativa com suspensão de direitos políticos, não ter prestado o serviço militar obrigatório ou estiver cumprindo o mesmo.

Toda a situação sobre o eleitor poderá ser acompanhada através do site oficial do TSE.

  • www.tse.jus.br

Emissão de 2ª via para quem está no domicílio eleitoral

Eleitores que estejam em seu domicílio eleitoral, poderão solicitar a emissão da 2ª via do título de eleitor até o prazo de dez dias antes das eleições 2018. Neste caso a solicitação poderá ser feita até o próximo dia 27 de setembro.

Mas é muito importante não deixar para a última hora e evitar ficar irregular no TSE.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.