Serviço de prevenção ao suicídio se torna gratuito em todo país

O Centro de Valorização da Vida (CVV) reúne voluntários para atender chamadas 24 horas por dia

(Crédito: Reprodução/CVV)
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A partir desde domingo (1º) as ligações telefônicas para o Centro de Valorização da Vida (CVV) se tornaram gratuitas em todo o país. A equipe de voluntários para prevenção ao suicídio atende pessoas 24 horas por dia através do número 188, além do chat na internet. Graças a uma parceria entre o CVV e o Ministério da
Saúde, os quatro estados Bahia, Maranhão, Paraná e Pará passaram a ter o serviço, completando, assim, todo
o território nacional.

Em média, a organização atende 1 milhão de pessoas por ano e a expectativa com a novidade é atender mais de 2,5 milhões de ligações em 2018. Até o final de 2017 eram mais de 2 mil voluntários treinados para as acolher pessoas em todo o Brasil.

A alteração ainda prevê que, ao unificar o atendimento em um único número nacionalmente, os usuários poderão ser atendidos por voluntários disponíveis em qualquer estado. Antes, como os atendimentos eram locais e variavam de cidade para cidade, se um usuário fizesse uma ligação para prevenção do suicídio e encontrasse uma linha ocupada, ele teria que aguardar até que o atendimento anterior fosse finalizado. A partir de agora, porém, o atendimento poderá ser realizado por alguém que está em qualquer local país.

A CVV tem como objetivo estimular a conscientização sobre o suicídio, tratando o tema como um problema de saúde e que necessita de maior informação e preparo por todos os setores da sociedade.

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