Indústria da beleza pode estar prejudicando o meio ambiente

0

Você sabia que os seus cuidados com a beleza pode prejudicar e muito o meio ambiente? Diversos produtos que são usados diariamente por homens e mulheres nos cuidados da pele, possuem em sua composição plásticos e outros materiais que acabam se misturando aos dejetos já descartados de forma irregular, entupindo esgotos e também poluindo o meio ambiente, principalmente os mares.

No mundo, todos os anos estima-se de que mais de 12 milhões de toneladas de resíduos plásticos são “descartados” nos oceanos. Boa parte destes resíduos são provenientes de embalagens e garrafas que são jogados de forma irregular nos esgotos, rios, na areia das praias e também por ações do tempo como os ventos e chuvas, principalmente na época do verão.

Porém estima-se que outra parte da poluição descartada nos rios e mares são provenientes de itens de maquiagem e higiene, que são descartados de maneira errada e também acabam escorrendo pelo ralo, através da limpeza nos lares do mundo.

Plásticos na maquiagem

Recentemente na Inglaterra o uso de pedaços de plástico em maquiagens e cosméticos com itens esfoliantes, considerados microesferas, foi proibido. Outra medida que vem sendo estudada para diminuir a poluição através de cosméticos é proibir a utilização de plástico nos lenços umedecidos, que são em sua grande maioria para retirar maquiagens do rosto.

Danos a natureza pelas maquiagens e itens de beleza

Os danos causados pelas maquiagens e outros itens de beleza, por mais que pareçam não existir, estão presentes na rotina do nosso dia a dia. Quando fazemos o uso de cotonetes para limpar os ouvidos, rímel, delineadores e outros itens, a forma como eles são descartados podem viajar pelos sistemas de tratamento de água e serem resistentes por centenas de anos antes de se decomporem.

O tratamento de água não é capaz de filtrar os pequenos plásticos dos cotonetes, onde eles passam direto e muitas das vezes são descartados nos mares.

Um estudo pretende banir o uso de canudinhos e também cotonetes com a haste feita de plástico.

 

Outro estudo feito por ambientalistas cita que o uso de glitter e a sua remoção também afeta o meio ambiente pelo menos motivo dos cotonetes. Se o plástico dos cotonetes já passam pelos filtros, imagine uma micro partícula de glitter? O plástico pode parecer minúsculo e inofensivo, mas se acumulado, pode sim trazer problemas para o meio ambiente.

Países onde festivais de música, como o Lollapalooza, por exemplo, são bem famosos e reúnem milhares de pessoas, além da coleta de lixo natural e o devido fim aos materiais, também pretende banir o uso de plásticos nos festivais, dos quais incluem também o glitter.

Nas salas de aulas, principalmente para crianças, o glitter e outras substâncias também podem ser banidas nos próximos anos, para que não haja o uso excessivo dos materiais em aulas de arte, por exemplo.

Limpeza de pele e maquiagem

Quando retiramos a maquiagem, os lenços umedecidos utilizados são um dos principais itens que compõe os conhecidos “FATBERGS”, esse termo é utilizado para definir as grandes “ilhas” de resíduos sólidos que se formam através do lixo descartado de forma irregular, principalmente por aqueles que tem a mania de joga-los nos vasos sanitários ao invés das lixeiras.

Em diversos países do mundo, a prática de descartar plásticos e papeis pelo vaso sanitário, são em sua maioria a prática responsável por entupir esgotos, desencadeando além da poluição, também diversos prejuízos, como alagamentos nas vias públicas e casas, principalmente nas épocas das grandes chuvas.

No caso dos lenços umedecidos, eles acabam se misturando com a gordura e óleos dos esgotos e se tornam uma “massa”, responsável por entupimentos e outros danos. Além disso, eles são feitos de materiais não biodegradáveis, ou seja, demoram centenas de anos para se decompor.

Os esfoliantes utilizados para a limpeza de pele, também são um perigo para a natureza pois contam com pequenas partículas chamadas de microesferas. Essas microesferas que são feitas de plástico, fazem parte de sabonetes, géis, cremes e outros itens da indústria cosmética.

São toneladas de microesferas que são utilizadas em itens de beleza todos os anos. Além da poluição, o plástico destes materiais acaba sendo ingerido por peixes e outros animais marinhos, causando danos irreversíveis para a fauna mundial, inclusive para os próprios seres humanos, quando fazem a ingestão dos mesmos.

Em alguns países do mundo, a preocupação com a natureza já fez com que indústrias de cosméticos buscassem alternativas para as microesferas. Algumas vem fazendo o uso de produtos naturais como cascas de castanhas e nozes trituradas e também grãos de areia.

O plástico descartado no mundo

O volume total de plástico produzido no mundo supera a marca dos 8 bilhões de toneladas. Acredita-se que pouco mais de 6 bilhões de toneladas se espalharam pelo planeta e hoje fazem parte dos resíduos da poluição. Muitos não podem nem ser recuperados, pois estão no mais profundo dos oceanos.

Para que você possa continuar usando as suas maquiagens, sem causar maiores danos ao meio ambiente, certifique-se de que os itens são descartados devidamente. Muitas cidades no Brasil contam com coleta de lixo reciclável, separe principalmente os plásticos.

Evite itens de maquiagem e de higiene pessoal que são distribuídos em pequenas embalagens. As chances deles se “perderem” no meio ambiente são muito maiores do que itens de maior porte.

Faça a sua parte, o planeta agradece.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.