Imigrante que escalou prédio na França para salvar criança, ganha cidadania

Mamoudou Gassama, ficou conhecido como o Homem Aranha francês, após efetuar um resgate muito perigoso.

0

No último sábado, dia 27 de maio um imigrante malinês de 22 anos realizou um ato heroico ao norte de Paris. Ele escalou sem qualquer equipamento de segurança, apenas utilizando o próprio corpo, quatro andares de um prédio para evitar a queda de um menino francês que estava dependurado.

O imigrante se chama Mamoudou Gassama e ficou conhecido no mundo por seu feito. Foi então que na segunda feira, dia 28 de maio, após um encontro com o presidente Emmanuel Macron, ele acabou ganhando a cidadania francesa, pois estava ilegalmente no país desde o último mês de setembro.

Macron no encontro citou que o seu ato foi algo excepcional e que desde o último dia, sob a sua ordem, todo os documentos de Gassama estão regularizados e foi dado o início no processo de cidadania francesa. Macron ainda cita que ele se tornou um grande exemplo para os franceses e que por seu feito, nada mais justo do que a nação demonstrar o seu reconhecimento.

Além de ganhar a cidadania francesa, Gassama também ganhou um emprego no país, onde fará parte do corpo de bombeiros da região. Ele atualmente vive em um abrigo no 18º distrito de Paris.

A escalada do malinês durou menos de 30 segundos, confira o vídeo da ação:

No encontro com o presidente e em outras entrevistas pela França, Mamadou disse que agiu sem pensar pois se tratava de uma criança e ele disse que é apaixonado por crianças. O risco do resgate não foi avaliado, ele só ouviu as buzinas dos carros próximos ao prédio, viu a situação, atravessou a rua e escalou o prédio. Ele agradece a Deus por ter conseguido salvar a criança.

Em entrevista ao jornal “Le Parisien”, ele falou que gosta de correr, jogar futebol e que também vai a academia com frequência. Em entrevista ao BFMTV ele fala que após o resgate foi para a sala do apartamento, sentou-se e começou a tremer. Após algum tempo ele perguntou para a criança o porque daquela situação, mas ela acabou não lhe respondendo.

Após o resgate o menino foi atendido pelo corpo de bombeiros, que só veio a perder uma unha, dado a situação. Os bombeiros ainda elogiaram o ato de Mamadou e também a sua excelente condição física. Ele sofreu alguns arranhões, mas nada grave.

Mamadou vem sendo chamado de Homem Aranha da França desde então.

Os pais da criança

Como o ato foi uma irresponsabilidade dos pais, um inquérito foi aberto pela polícia francesa para apurar o caso. Segundo a polícia, o pai deu um depoimento após ser detido para interrogatório, onde deixou a criança sozinha por alguns minutos para que pudesse fazer compras. Neste tempo a criança subiu na sacada do prédio e ficou presa pelo lado de fora, sendo impossível o acesso pelo apartamento.

Na ocasião a mãe não estava em casa. Após os fatos, a justiça francesa retirou temporariamente a guarda da família sobre o menino.

Imigrantes na França

O ato do presidente também foi encarado como uma ótima atitude, pois após as inúmeras ameaças de grupos extremistas e após os ataques em Paris, o presidente vem endurecendo a política com relação aos imigrantes ilegais, fortalecendo as expulsões em massa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.