Urgente:Barragem de Vale em Barão de Cocais corre o risco de rompimento

CBMMG/Divulgação+Vale/Reprodução
0

A sirene dispara e a barragem da Vale, localizada na região de Barão do Cocais, avança para o último nível antes do rompimento.

O nível de alerta da barragem Sul Superior da mina chamada Gongo Soco, pertencente à Vale, na cidade de Barão de Cocais, localizada na região central de Minas Gerais, se elevou para o nível três, considerado o nível máximo, o último patamar antes da ocorrência de um eventual rompimento, segundo dos códigos da mineração.

As sirenes de emergência já foram devidamente acionadas na referida cidade e as autoridades responsáveis estão se dirigindo até o local, que fica aproximadamente a 70 km de Belo Horizonte, para averiguar a situação que a barragem se encontra.

Leia também:

De acordo com dados da Agência Nacional de Mineração (ANM), a barragem citada acima possui 85 metros de altura e um número superior a 6 milhões de metros cúbicos de rejeitos. Além de tudo isso, segundo informa o órgão, o poder de destruição da barragem, caso ocorra um rompimento, é super alto.

A prefeitura de Barão de Cocais emitiu uma nota afirmando o seguinte: “A Defesa Civil do Estado já está a caminho e a qualquer momento divulgaremos mais informações sobre as razões para a elevação do nível de alerta”.

Na data de 8 de fevereiro, cerca de 452 habitantes das comunidades de Tabuleiro, Piteiras e Vila Congo, no município de Barão de Cocais, foram obrigados a sair às pressas do local, após o alarme ter sido emitido pela Vale S.A.

Na nota emitida pela prefeitura da cidade, eles declaram que o alerta foi dado, como consta no protocolo, porém ainda não houve rompimento. Segundo eles, em breve terão mais informações sobre as causas do alerta em questão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.