Renovação do FIES – Estudantes tem dificuldade

0

Muitos estudantes, encontraram dificuldades em fazer a renovação da matrícula no programa. Ao acessarem a plataforma online, não está sendo possível, visualizar as informações do financiamento dos estudantes.

O Fies é um programa criado pelo Governo Federal, que permite financiar de 50% a 100% de algum curso superior, em diversas Universidades públicas e privadas do país.

Encontrando a solução para o problema

O prazo para a renovação dos contratos do Fies, vencem na próxima sexta-feira (23), e muitos não sabem como resolver a situação. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, informou que mais de 86% dos contratos estudantis, já foram renovados sem problemas.

Os outros contratos que ainda não foram renovados, podem ser efetuados mesmo fora do prazo estabelecido, assegurados pela legislação. O motivo para tamanha margem de erro, de acordo com o FNDE, é por causa do próprio sistema do Fies, que está sobrecarregado de acessos.

É importante, que o estudante guarde todos os comprovantes dos últimos pagamentos efetuados, bem como registrar e salvar na tela no computador, onde aparece o erro na hora de renovar o contrato no sistema do Fies.

Outros problemas apresentados, foram: inexistência de alguns dados do fiador no sistema, erros do próprio site no momento de renovar a matrícula, e que determinado estudante havia desistido do seu curso.

As demandas de e-mails, enviados pelos alunos informando os erros no sistema, aumentou consideravelmente, sobrecarregando ainda mais o site do programa, e deixando os estudantes frustrados e preocupados, com a possibilidade da não renovação do contrato deles com o Fies.

O novo Fies

Para quem contratou o Novo Fies, o prazo para a renovação, é até dia 30 desse mês de novembro. A Caixa Econômica Federal, é responsável pela administração do Novo Fies, e já informou que 21 mil contratos já foram renovados (menos da metade do total).

Muitos estudantes, reconhecem a importância do Financiamento Estudantil, sendo que por meio dele, conseguem se formar em uma Universidade e seguirem em uma carreira promissora.

As altas taxa de juros, mensalidades e matrículas dos cursos de graduação e pós-graduação, estão muitas vezes fora do orçamento dos estudantes, principalmente os de baixa renda, e que vieram de famílias desprovidas de recursos.

Se não forem resolvidas as questões do sistema do Fies, e o estudante não conseguir renovar o seu contrato de Financiamento, pode solicitar imediatamente um Mandado de Segurança, a fim de regularizar a situação do aditamento do contrato do financiamento.

A ação pode ser realizada por meio de um advogado, que emitirá uma liminar com pedido de urgência, para a solução do caso, sem que o estudante seja prejudicado. Se o erro for mesmo do sistema, a renovação do contrato deve ser feita imediatamente.

O Fies foi instituído pela Lei de número 10.260, do dia 12 de junho de 2001, e pelo Governo Federal. Assim, milhares de jovens brasileiros já se formaram e continuam se inscrevendo no programa Estudantil, garantindo que mais pessoas sejam formadas em cursos de graduação.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.