Prouni: 2ª chamada sai na segunda-feira, 16/07

Candidatos que não foram selecionados na primeira lista devem ficar atentos

0

Os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) devem ficar atentos na próxima segunda-feira, 16/07: é quando sai o resultado da segunda chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni).

O Prouni oferece algumas modalidades de bolsa e o candidato precisa ter feito ao menos 450 pontos na redação do Enem. Além disso, o suporte é dado a estudantes egressos de escola pública ou que tiveram bolsa integral na rede particular. A renda per capta também deve ser inferior a três salários mínimos para obtenção do benefício.

Os candidatos aprovados para a segunda chamada ainda têm chance de participar do programa e obter bolsas de 50% ou 100% em relação ao valor das mensalidades. Essa segunda lista diz respeito às vagas ociosas, que devem ser preenchidas a partir do interesse de novos candidatos que não foram selecionados no primeiro momento.

Processo de comprovação de renda

Assim como na primeira chamada, os candidatos precisam comprovar a renda inferior a três salários mínimos para garantirem a vaga desejada. Segundo informações do Ministério da Educação (MEC), na página do programa, a renda deve ser calculada a partir da soma da renda bruta de cada integrante do grupo familiar. Com o resultado dessa soma, é feita a divisão pelo número total de pessoas do grupo. Até um salário mínimo e meio, o estudante pode ter acesso a uma bolsa integral; acima desse valor – mas inferior a três salários – ainda é possível obter a bolsa de 50%.

Se o candidato encontrar seu nome na lista da segunda chamada, isso indica apenas que foi pré-selecionado: a garantia da bolsa acontece nas etapas posteriores, com a confirmação das informações fornecidas. Nesse sentido, o estudante deve levar à instituição selecionada os documentos necessários. É importante ficar atento aos dias e horários de entrega da documentação em cada local, já que não há um cronograma único.

No entanto, candidato e instituições têm um prazo limite para fazer a devolutiva da documentação. Na segunda chamada, esse prazo vai de 16 a 23 de julho de 2018. A lista completa com a documentação necessária para garantir a bolsa pode ser acessada no site do Prouni.

Oportunidade após a segunda chamada

Para aqueles que não encontrarem o nome na lista na próxima segunda-feira, há ainda uma última possibilidade. O candidato pode indicar interesse na lista de espera, caso restem vagas ociosas após essa segunda convocação.  As próprias instituições terão acesso a essa lista e podem entrar em contato com os interessados.

No momento em que manifestar interesse, o estudante entra para uma lista única de cada curso e turno na instituição, não havendo mais divisão entre ampla concorrência e vagas reservadas para ações afirmativas. Quem desejar concorrer a essa última oportunidade, deve manifestar o interesse nos dias 30 e 31 de julho, na própria página do Prouni. Os candidatos deverão comparecer às instituições nos dias 3 e 6 de agosto para confirmarem as informações relativas à renda per capita.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.