Prouni: Prazo para lista de espera começa hoje, 30/07

Estudantes têm até terça-feira, 31/07, para manifestar interesse

0

Os estudantes que não tiveram sucesso ao solicitar uma bolsa pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) têm mais uma chance a partir desta segunda-feira, 30/07. Hoje tem início o prazo para indicar interesse na lista de espera, que se estende até terça-feira, 31/07. As bolsas são para o segundo semestre de 2018 e dizem respeito às vagas remanescentes das duas primeiras chamadas regulares.

O Prouni é destinado a alunos egressos de escolas públicas ou que cursaram uma escola privada como bolsistas integrais. Neste último caso, a renda per capita também não deve ultrapassar 3 salários mínimos. Para ambas possibilidades, o estudante precisa ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com nota superior a 450 e não ter zerado a redação.

Saiba como participar da lista de espera

Para manifestar interesse na lista de espera, o candidato deve acessar o site do Prouni e clicar no botão verde “Lista de Espera”. Na página seguinte, será solicitado o número de inscrição no Enem 2017 e a senha utilizada para cadastro no Exame.

Ao final do período de indicação de interesse, as instituições de ensino terão acesso à lista de espera para chamar os candidatos a ocupar as vagas ociosas. Na lista constará a classificação dos estudantes – por curso e turno – segundo as notas obtidas no Enem 2017. Haverá uma única relação de candidatos por curso e turno para cada instituição – ou seja, independente das ações afirmativas estipuladas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Além disso, é importante destacar que há dois tipos de lista de espera: uma inclui apenas os candidatos da primeira opção de curso, indicada na hora da inscrição, e a outra contém aqueles que indicaram a segunda opção.

Para concorrer à primeira opção de curso, o candidato não pode ter sido pré-selecionado nas chamadas regulares, mas não há restrição se foi pré-selecionado na segunda opção e não ingressou devido à não formação de turma.

Já para concorrer à segunda opção, o interessado também não pode ter sido pré-selecionado nas chamadas regulares, mesmo em caso de não formação de turma ou falta de bolsas disponíveis, mas pode ter sido pré-selecionado na primeira opção de curso, reprovado devido à não formação de turma.

Chamada final e matrícula

Os candidatos que cumprirem todos os critérios para obtenção de bolsa na lista de espera terão os nomes divulgados no site do Prouni no dia 02 de agosto de 2018. Os ingressantes na graduação deverão comparecer pessoalmente às respectivas instituições entre os dias 03 e 6 de agosto, portando a documentação para comprovar as informações cedidas no momento da inscrição.

O dado mais importante é referente à renda inferior a três salários mínimos, que deve ser calculada a partir da soma da renda bruta de cada integrante do grupo familiar e divisão pelo número total de pessoas do grupo. O estudante pode ter acesso a uma bolsa integral se o resultado for de até 1 salário mínimo e a uma bolsa de 50% caso o valor esteja entre 1 e 3 salários mínimos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.