Primeira chamada do Prouni 2018 é divulgada

Chamada dos aprovados no Prouni 2018 é divulgada nesta segunda-feira 02 de julho.

0

Você que estava esperando ansioso pela lista de aprovados do Prouni 2018 já pode verificar se o seus estudos estão garantidos. A lista da primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) deste segundo semestre, foi divulgada neste dia 02 de julho (segunda-feira), através do site oficial do programa governamental.

Para verificar se o seu nome está na lista, acesse o seguinte endereço eletrônico: siteprouni.mec.gov.br, por lá você terá a opção de clicar em “Ver resultado”, onde será exibido o seu resultado e a sua inscrição ou também clicar em “Lista de Selecionados”, onde nesta lista estão os nomes de todos os aprovados para esta primeira fase do programa.

Todos aqueles que foram convocados, agora precisarão comprovar as informações prestadas durante a inscrição, até o próximo dia 10 de julho (próxima terça-feira). As vagas só serão preenchidas por aqueles que prestaram informações verdadeiras e que podem ser comprovadas pela equipe avaliadora do Prouni.

Quantas bolsas estão sendo oferecidas este ano?

Para esta lista de selecionados do semestre, o Ministério da Educação (MEC) informou que a quantidade de bolsas de estudo é de 174.289, abrangendo opções totais e parciais. Estas bolsas estão divididas entre 1460 instituições de ensino superior em praticamente todos os estados do Brasil.

Quando será o resultado e próximos eventos do calendário 2018 do Prouni?

Após a confirmação das informações é necessário aguardar até o próximo dia 16 de julho, quando o MEC irá divulgar no portal do Prouni os resultados da segunda chamada. Então no próximo dia 30 de julho, os estudantes que não tiveram o seu nome aprovado nesta primeira etapa, poderá se inscrever na lista de espera do programa e em casos de desistências, poderá assumir uma das vagas.

No cronograma 2018 do Prouni, os próximos passos além da divulgação da lista de candidatos nesta primeira chamada que acontece hoje dia 02 de julho e da comprovação de informações prestadas na inscrição pelo aluno, do dia 02 à 10 de julho, a sequência do cronograma consiste em:

  • A lista de candidatos da segunda chamada acontece no próximo dia 16 de julho.
  • A comprovação das informações destes alunos da segunda chamada acontecem do próximos dia 16 à 23 de julho.
  • A inscrição para aqueles que pretendem participar da lista de espera poderá ser feita do próximo dia 30 à 31 de julho.
  • E a divulgação dos inscritos nesta lista de espera da segunda chamada acontece no próximo dia 02 de agosto.

Para sanar qualquer dúvida, acesse o portal do Prouni.

Quem tem direito as bolsas?

Para que o aluno possa concorrer a uma das vagas do Prouni este ano, é necessário que o mesmo tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano de 2017. O mínimo de pontos exigidos para disputar as vagas é de 450 e a nota da redação não pode ser zero.

Para que seja possível conseguir uma bolsa de 100% (integral) é necessário que o aluno comprove renda familiar por pessoa, de no máximo um salário mínimo e meio do ano vigente. Já para aqueles que desejam ao menos as bolsas de 50% (parciais), o aluno deverá comprovar uma renda familiar por adulto de no máximo três salários mínimos.

O MEC oferece a possibilidade de unir dois programas para aqueles que só podem desfrutar das bolsas parciais. Aqueles que conseguirem esta modalidade e não puderem arcar com os outros 50% é possível se inscrever e utilizar o FIES para bancar o restante da mensalidade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.