ETECs: Conheça escolas com melhor desempenho no Enem

11 delas estão na região metropolitana de São Paulo

0

Na última semana, foi publicado um ranking de escolas que se destacaram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e mais uma vez as Escolas Técnicas Estaduais (ETECs) surpreenderam. De todas as públicas do Estado de São Paulo, que somaram 60 instituições, 46 delas são de ensino técnico e 11 estão na região metropolitana, o que faz SP se destacar na lista.

Concorridas e com ingresso via Vestibulinho, as ETECs representam uma ótima alternativa para quem busca educação de qualidade e não pode arcar com os custos de um colégio particular. Conheça um pouco mais sobre as instituições que alcançaram boas médias no Enem 2017.

Etesp

A Escola Técnica Estadual de São Paulo é considerada a melhor escola pública da cidade e fica no bairro do Bom Retiro, no mesmo espaço da FATEC-SP. Vinculada ao Centro Paula Souza, instituição da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, conta com cerca de 900 alunos. Na última edição do Enem, a Etesp foi a escola com melhor pontuação no município e a terceira melhor do país.

Etec Presidente Vargas

Localizada em Mogi das Cruzes, na região metropolitana de São Paulo, a Etec Presidente Vargas ocupa o 11º lugar entre as instituições paulistas com melhor nota no Enem. Também vinculada ao Centro Paula Souza, iniciou suas atividades em 1957 e abre vagas em dois momentos do ano: para o ensino técnico, a cada semestre, e para o ensino médio, anualmente.

Etec Guaracy Silveira

A Escola Técnica Guaracy Silveira ficou no 12º lugar entre as instituições paulistas com melhor nota no Enem. Iniciou suas atividades em 1950 sob o nome de Escola Industrial de Pinheiros. Em 1993, passou a fazer parte do Centro Paula Souza e tem destaque com seus cursos de eletrônica e edificações, além do Ensino Médio de qualidade.

Etec Itaquera II

No 13º lugar entre as melhores do Estado de São Paulo, a Etec Itaquera II está localizada próxima ao metrô Corinthians-Itaquera e oferece diversas modalidades de cursos à comunidade, incluindo educação à distância. Assim como nas demais Etecs, o ingresso dos estudantes para o Ensino Médio se dá por meio do chamado “vestibulinho”, uma prova seletiva de menor complexidade em relação ao vestibular, mas que exige algum estudo prévio.

Etec Vasco Antonio Venchiarutti

Indo um pouco além da região metropolitana de SP, a Etec Vasco Antonio Venchiarutti, localizada em Jundiaí, fez bonito na última edição o Enem: ficou com a 10ª melhor pontuação entre as escolas do Estado. A Etec leva o nome do famoso arquiteto que sonhava em criar uma instituição em Jundiaí visando à formação de profissionais para a Construção Civil.

Etec Cel. Fernando Febeliano da Costa

Localizada em Piracicaba, a Etec Cel. Fernando Febeliano da Costa ficou na 15ª posição entre as escolas paulistas, colocando a região em destaque na educação pública. Conhecida também como Escola Industrial, começou a funcionar em 1951 junto ao movimento de expansionismo da indústria na cidade. Foi a primeira a oferecer cursos noturnos na região e hoje integra Ensino Médio, Ensino Técnico e Especialização.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.