Enem: IFMT abre seleção para preencher vagas via Exame

Prazo vai até a próxima quarta-feira, 25/07

0

Os candidatos que desejam concorrer a uma das vagas remanescentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) devem ficar atentos: as inscrições vão só até às 23h da próxima quarta-feira, 25/07. O processo é direcionado exclusivamente para estudantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio, sendo que o candidato pode optar por usar uma das notas entre 2014 e 2017.

Para se inscrever, basta acessar o endereço eletrônico do IFMT  e clicar no link “Efetuar inscrição”, informando o número do código do Enem nas 3 vezes requisitadas. O candidato deve ficar atento à precisão das informações, pois se houver divergência entre os dados, a inscrição será automaticamente cancelada. Além do código usado no Exame, é preciso ter em mãos o número do CPF e do documento de identidade.

A confirmação do processo estará disponível no dia 30 de julho, no mesmo endereço eletrônico indicado acima, quando o candidato poderá consultar nome, número da inscrição, curso e turno pretendidos.

São 90 vagas remanescentes distribuídas entre Cuiabá, nos campi de Bela Vista e Cel. Octayde Jorge da Silva, e Cáceres. Já entre as graduações disponíveis, estão Controle de Obras, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Controle e Automação, Turismo, Tecnologia em Biocombustíveis e Tecnologia em Construção de Edifícios. As vagas são para o segundo semestre de 2018.

Critérios de seleção e desempate

O edital do IFMT enfatiza a necessidade de incluir 3 vezes o código do Enem; na ausência de uma delas, não há possibilidade de o INEP enviar a nota à instituição. Se o procedimento estiver correto, o candidato terá sua nota da prova objetiva somada à nota da redação para compor a média usada seleção. Os estudantes que zeraram a parte textual ou objetiva serão automaticamente eliminados.

Como critério de desempate, o Instituto levará em conta a maior nota em Linguagens, Códigos e Tecnologias, seguida pela maior nota na redação. Se mesmo assim houver empate entre dois candidatos, o último critério a ser considerado será idade, com benefício para o candidato mais velho.

Sobre a matrícula

O resultado da seleção está previsto para o dia 03/08, uma sexta-feira, e a matrícula dos aprovados deve ocorrer entre os dias 6 e 8 de agosto. Para o dia 10/08 está prevista uma segunda chamada, caso as vagas não tenham sido preenchidas por completo no primeiro momento. Nesse caso, a efetivação da matrícula será nos dias 13 e 14 de agosto.

O candidato deve levar à instituição documento de identidade original, certidão de nascimento ou casamento, duas fotos 3×4 iguais e recentes, histórico escolar do ensino médio ou equivalente, CPF, título de eleitor, comprovante de residência e comprovante do serviço militar para alunos do sexo masculino. É necessário levar a documentação original com cópia ou fotocópia autenticada.

O IFMT foi criado em 2008 por meio da integração do Centro Federal de Educação Tecnológica de Mato Grosso, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Cuiabá e da Escola Agrotécnica Federal de Cáceres. Além dos espaços com vagas disponíveis, o Instituto conta com outros 11 campi na região.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.