Encceja 2018: Candidatos já podem conferir local de prova

Encceja PPL tem inscrições até esta sexta-feira, 27/07

0

Os candidatos que vão prestar o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional) já podem conferir os locais da prova que será realizada no dia 5 de outubro. Para acessar a informação, o estudante deve entrar na página do participante e inserir o CPF e a respectiva senha.

Após fazer isso, o usuário consegue visualizar o cartão de confirmação contendo data, horário e local das provas, além dos conteúdos que serão cobrados e outras demandas relacionadas a atendimento especial e uso de nome social em caso de solicitação prévia.

Também já é possível conferir informações sobre o local onde será gerada a certificação ou declaração parcial após a realização do Exame. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), recomenda que os participantes levem o cartão no dia da prova.

Preparação

O INEP fornece, eu seu endereço eletrônico, materiais de apoio aos estudantes para facilitar a preparação para o Exame. Apostilas destinadas a professores e alunos e provas anteriores compõem a base gratuita de estudos.

O intuito é fazer com que o maior número de estudantes atinja a pontuação necessária para obter a certificação completa, o que abre um campo de oportunidades significativo no mundo do trabalho, inclusive para concursos públicos.

Há duas possibilidades de resultados positivos: a Certificação de Conclusão de Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, para aqueles que conseguirem a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação; e a Declaração Parcial de Proficiência, para estudantes que tirarem a nota mínima exigida em uma ou mais das quatro provas.

Encceja Nacional PPL

Além do Encceja Nacional, estão abertas as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja Nacional PPL) até esta sexta-feira, 27/07.  Destinado àqueles que se encontram institucionalizados e precisaram parar de estudar, o Encceja PPL é uma ótima oportunidade de reinserção social.

Os detidos em unidades prisionais ou socioeducativas são inscritos pelos responsáveis pedagógicos, que acompanham cada um ao longo do processo. Para prestar o exame, assim como no Encceja Nacional, os candidatos precisam ter no mínimo 15 anos para a prova de certificação do Ensino Fundamental e 18 anos para obterem a certificação do Ensino Médio.

As inscrições tiveram início no dia 16 de julho e as instituições puderam aderir ao programa entre os dias 09 e 20 de julho. Previstas para os dias 18 e 19 de setembro, as provas contam com 4 testes objetivos de 30 questões cada um. Para ser aprovado, o candidato precisa fazer, no mínimo, 100 pontos – o que corresponde a 50% em cada área.

Para a prova do Ensino Fundamental são cobrados conteúdos de Ciências Naturais, História e Geografia, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Redação e Matemática. Já para o Ensino Médio, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias são conteúdos centrais.

De acordo com informações da Agência Brasil, em 2017, mais de 74 mil pessoas privadas de liberdade se inscreveram no Encceja PPL.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.