Termina nesta sexta feira as inscrições de seleção do Prouni 2º semestre

Prazo para os candidatos realizarem a inscrição da seleção do 2º semestre de 2018 no Prouni vai somente até este dia 29.

0

Para quem tem a intenção de fazer parte da seleção do segundo semestre 2018 do Prouni, saiba que as inscrições deverão ser feitas até a próxima sexta-feira (29 de junho). O prazo foi iniciado nesta terça-feira, dia 26 de junho, sendo um período bem curto para os candidatos, seguindo o calendário estipulado pelo MEC.

Ao todo são 174.289 bolsas de estudo para este 2º semestre de 2018 no Programa Universidade para Todos (Prouni). As mais de 174 mil vagas já estão abertas e todos os alunos que se enquadram nas exigências mínimas estipuladas pelo Ministério da Educação, podem se candidatar a uma das vagas.

As inscrições deverão ser feitas através do site oficial do programa, o prounialuno.mec.gov.br, por lá o candidato deverá informar o número de inscrição do Enem 2017 e a senha que foi cadastrada durante a inscrição do exame (ENEM), a mais atualizada. Para quem acabou esquecendo a senha, poderá clicar na opção “Esqueceu seu número de inscrição no Enem 2017 ou senha?” e então resgata-la através do número de CPF do candidato.

As bolsas de estudo podem ser parciais (50%) ou totais (100%), conforme a renda familiar. No site do Prouni, o prounialuno.mec.gov.br//consulta/publica é possível realizar uma consulta das opções de bolsas através de uma filtragem por instituição, município onde serão realizados os estudos ou também pelo nome do curso pretendido.

Calendário 2018 do Prouni

Para que você possa se organizar perante os próximos passos do Prouni, confira o calendário de prioridades do programa:

  • Dia 02 de julho sai a lista de candidatos da primeira chamada.
  • Do dia 02 de julho a 10 de julho é o período de comprovação das informações dos alunos da primeira chamada.
  • Dia 16 de julho sai a lista de candidatos da segunda chamada.
  • Do dia 16 de julho a 23 de julho é o período de comprovação das informações dos alunos da segunda chamada.
  • Do dia 30 a 31 de julho é iniciado o prazo de inscrição para participar da lista de espera.
  • Dia 2 de agosto acontece a divulgação da lista de espera.

Quem poderá se candidatar as vagas deste segundo semestre 2018 do Prouni?

O estudante que pretende participar do processo de seleção para uma das bolsas de estudo do Prouni, precisa estar de acordo com algumas condições estipuladas pelo Ministério da Educação. A primeira exigência é que o aluno tenha participado do Enem 2017. A segunda exigência é que a quantidade de pontos obtidos nesta edição seja no mínimo 450, a média das notas deste exame. A terceira exigência é que o aluno não tenha zerado na prova de redação.

Outras regras para os candidatos é que eles devem ter cursado todo o ensino médio em escolas da rede pública. Candidatos que realizaram todo o ensino médio em escolas privadas, mas como bolsista integral, também podem se candidatar. Aqueles que realizaram os seus estudos do ensino médio, parte em escola pública e parte em escola privada, desde que na privada tenha sido como bolsista integral, também podem se candidatar.

Candidatos com deficiência comprovada por atestado médico e professores da rede pública de ensino também podem se candidatar as bolsas.

Quais as regras para bolsas de 50 e 100%?

Para os candidatos que queiram se inscrever em bolsas integrais (100%) é necessário a comprovação de renda familiar bruta, por pessoa, de até um salário mínimo e meio do ano vigente. Já os candidatos que possuem renda comprovada, bruta mensal, de até três salários mínimos por pessoa, podem se candidatar a bolsas parciais de 50%.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.