Sisu: Começam hoje inscrições para segundo semestre

Candidatos podem escolher opções até sexta-feira, 15/06

0

Quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2017 e deseja tentar a sorte no segundo semestre deste ano, já pode realizar a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições estão abertas a partir de hoje, 12/06, e só podem concorrer aqueles que não zeraram a redação no último exame.

Segundo informações da Agência Brasil, cerca de 57.271 vagas estão disponíveis em 68 instituições públicas. Mas os candidatos interessados precisam ficar atentos: as inscrições vão apenas até o dia 15, próxima sexta-feira, e são realizadas exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico do Sisu.

O sistema funciona da seguinte forma: o candidato pode escolher até duas instituições com vagas disponíveis para o curso desejado, sendo que é possível alterá-las durante todo o processo. No encerramento, a última modificação feita será considerada válida.

Além das instituições federais, que somam 59 espaços, há também oportunidades em faculdades estaduais e em uma faculdade municipal. Entre as instituições federais, também estão incluídas, além do ensino superior, centros de Educação Tecnológica e de Educação, Ciência e Tecnologia.

A confirmação da seleção de curso acontecerá no dia 18 de junho e os candidatos devem fazer a matrícula entre 22 e 28 deste mês. Para participar da lista de espera, o prazo vai de 22 a 27 de junho.

Sobre o Sisu

A plataforma criada pelo Ministério da Educação (MEC) tem como objetivo facilitar a candidatura dos estudantes que realizam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para o ensino superior.

Há alguns anos, antes da implantação do Enem e do sistema, um estudante que desejasse concorrer em vários locais precisava realizar diversas provas, arcando com custos de passagens e inscrição nos processos.  Nesse sentido, houve uma democratização na concorrência, ao menos em termos práticos.

Vestibulares tradicionais como o da Fuvest, para ingresso na Universidade de São Paulo (USP), agora seguem lado a lado com o Sisu. No entanto, em algumas universidades federais, a nota do Enem é considerada apenas parte da nota total. Já a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e a Universidade Federal de Rondônia (UNIR) não adotaram o sistema.

As inscrições pelo Sisu ocorrem duas vezes ao ano, em janeiro e em junho, para ingresso no primeiro e no segundo semestre. Para concorrer, o candidato precisa ter feito a prova do Enem no ano anterior à seleção. O primeiro semestre costuma ser mais concorrido e também oferece mais vagas: em janeiro de 2018, foram 239.601 oportunidades. Já no segundo semestre, a quantidade de vagas pode variar bastante, de acordo com cada instituição.

Para aqueles que não forem selecionados na primeira chamada, é preciso seguir com atenção os prazos determinados por cada universidade após a divulgação da lista de espera.

Fique por dentro do calendário:

  • Período de inscrição: de 12 a 15 de junho
  • Resultado: 18 de junho
  • Matrícula: 22 a 28 de junho
  • Inscrição para lista de espera: 22 a 27 de junho

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.