Prouni: Candidatos já podem acessar vagas no site

Inscrições terão início na próxima terça-feira, 26 de junho

0

Os estudantes que desejam concorrer a uma vaga por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni) já podem consultar a disponibilidade dos cursos no site oficial. Este é o segundo processo de 2018, com 174 mil vagas disponíveis em 1.460 instituições públicas. Para fazer a pesquisa, basta acessar o site oficial do programa e clicar em “Pesquisar bolsas”. Na página seguinte, é possível realizar a busca pelo nome do curso, pela instituição ou pelo município desejado.

Apenas estudantes que não têm ensino superior completo podem participar. Outras exigências do programa são: ter obtido mais de 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017 e não ter zerado a redação. O Prouni também é de acesso exclusivo a estudantes brasileiros que tenham feito o Ensino Médio em rede pública ou na condição de bolsistas em uma instituição particular. Pessoas com deficiências física e professores da rede pública também estão aptos a concorrer.

Há três possibilidades para aderir ao ProUni. A primeira delas é ser estudante com renda de até 1 salário mínimo e meio para ter bolsa integral, cobrindo 100% da mensalidade. Para aqueles com renda familiar de até 3 salários mínimos, há possibilidade de bolsa de até 50%. Ainda há uma terceira possibilidade, destinada àqueles que conquistaram a bolsa de 50% e não conseguem bancá-la por completo: o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que pode ser utilizado para cobrir os valores.

O resultado da primeira chamada do Prouni está previsto para o dia 2 de julho, enquanto que no dia 16 de julho devem ser divulgados os nomes para a segunda chamada. O programa criado pelo Ministério da Educação, em 2004, tem como objetivo oferecer bolsas (de 50% a 100%) que possibilitem a inclusão de alunos no ensino superior privado.

Para acessar o sistema e fazer a consulta, é preciso ter em mãos o número de inscrição e a senha utilizada no Enem 2017. Assim como no Sisu, o candidato deve indicar duas opções de curso de seu interesse dentro das possibilidades oferecidas, que podem ser alteradas até o encerramento das inscrições. Após esse período, a última opção selecionada será considerada válida.

Facilidade para acompanhamento do processo

Para acompanhar todo o processo de uma forma mais prática e rápida, o programa disponibiliza um aplicativo grátis para smartphones e tablets. Por meio dele é possível conferir notas de corte, classificação parcial e resultado final.

O dispositivo também inclui alguns mecanismos para facilitar a organização do estudante na hora de cumprir prazos, como lembretes na agenda, indicação de favoritos e notificações, entre outras possibilidades. O app está disponível para Android e iPhone.

Confira o cronograma do Prouni 2018

26/06 a 29/06 – período de inscrições

02/07 – resultado da primeira chamada

02/07 a 10/07 – comprovação de informações da primeira chamada

16/07 – resultado da segunda chamada

16/07 a 23/07 – comprovação de informações da segunda chamada

30/07 a 31/07 – prazo para participar da lista de espera

02/08 – divulgação da lista de espera

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.