Renovação do FIES foi adiada para o próximo dia 10 de maio

0

Uma notícia muito importante para aqueles que fazem o uso do FIES em seus estudos. O prazo para a renovação dos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil, foi adiado para o próximo dia 10 de maio de 2018. É importante que os estudantes matriculados estejam atentos à este prazo, pois ele é fundamental para a continuidade dos estudos.

O prazo para a renovação dos contratos do primeiro semestre de 2018 estava programado para o último dia 30 de abril (segunda-feira), mas por conta de alguns erros no site, a decisão de adiar a renovação foi tomada para que os estudantes não sejam prejudicados.

Todos os estudantes que estejam matriculados no FIES deverão realizar o procedimento através do site oficial:

A renovação deve ser feita de forma semestral. Todo aluno que seja beneficiado pelo programa, deve prestar conta ao governo para que a ajuda seja continuada. As mudanças nesta data de renovação foram publicadas no Diário Oficial da União hoje pela manhã (02 de maio), através da portaria nº265. Confira na íntegra:

A mudança vale para contratos simplificados e também os não simplificados. O aditamento, termo usado para esta renovação do FIES é informado e realizado primeiramente nas instituições de ensino dos beneficiários. Depois é necessário que o estudante entre no site do SISFIES com seu cadastro, para deixar válida as suas informações.

A instabilidade gerada pela grande quantidade de acessos nos últimos dias, fez com que a decisão fosse a melhor solução para não prejudicar os direitos dos estudantes que utilizam o programa para pagar seus estudos. Mas o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), citou em uma nota que os alunos que não fizeram a renovação, não deixem para a última hora pois a instabilidade pode ocorrer novamente e o prazo não seja adiado.

Em caso de alterações

Se for necessário a alteração de algum dado com relação as cláusulas de contrato, o estudante precisará levar toda a documentação exigida para um agente financeiro do Governo Federal. Este agente são os correspondentes da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil. Se não for necessário corrigir nenhum dado, basta seguir o passo a passo descrito no site do SisFies.

O que é o FIES?

O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior é um programa criado pelo Ministério da Educação, com a finalidade de financiar a educação no ensino superior, para alunos que estejam matriculados em instituições não federais (as particulares).

Mas para que o financiamento seja liberado, os estudantes devem possuir uma avaliação positiva através dos processos do Ministério da Educação e também atender a alguns pré requisitos. Entre estes requisitos para poder desfrutar do FIES estão:

  • Possuir uma renda familiar bruta, por pessoa, de no máximo três salários mínimos.
  • Não ter concluído nenhum curso superior.
  • Ter participado de uma das edições do Enem a partir de 2010
  • Ter obtido uma pontuação média de 450 pontos nas provas do Enem e uma nota acima de zero na redação.

Mais uma vez frisando, a data foi adiada para até o próximo dia 10 de maio, mas não deixe para a última hora e corra o risco de não ter o contrato renovado por conta da instabilidade no site.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.