Inscrições do ENEM 2018 começam nesta segunda 07/05

0

O Exame Nacional do Ensino Médio deste ano, o ENEM 2018, abre as suas inscrições na manhã desta segunda feira, dia 07 de maio, a partir das 10h. As inscrições seguem até o próximo dia 18 de maio, com o prazo máximo até as 23h59. Provavelmente nesta segunda feira, para não perder a oportunidade de realizar o exame, o site enem.inep.gov.br estará congestionado.

Para fazer as inscrições o candidato terá que realizar também o pagamento da taxa, que neste ano é de R$ 82. Até a última semana era possível realizar o pedido de isenção da taxa, desde que o aluno se enquadrasse nos requisitos mínimos exigidos pelo Ministério da Educação. Aqueles que solicitaram a isenção da taxa também devem realizar a inscrição no Enem neste período de 07 a 18 de maio.

Para aqueles que precisam realizar o pagamento da taxa, o prazo máximo para o pagamento do boleto bancário é até o próximo dia 23 de maio. Mas as inscrições ainda deverão ser feitas até o próximo dia 18. Os prazos são para todo o território nacional, independente se haja ou não feriados regionais. Segundo informações do INEP, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o prazo não será alterado em hipótese alguma.

Porque fazer o Enem?

O Enem é a prova onde os estudantes podem ter acesso a programas como o Fies, Prouni, Sisu e também universidades de Portugal.

O que é necessário para realizar a inscrição?

Os estudantes que estejam interessados em realizar a inscrição no ENEM, precisam acessar o site enem.inep.gov.br e por lá informar o número do CPF e também do RG para que seja criado uma senha pessoal. Esta senha será utilizada futuramente no acesso aos resultados, cartão de confirmação, gabaritos e outros serviços relacionados ao ENEM. O Inep também solicita que seja incluso um número de celular e email válido, para que sejam enviadas informações importantes para o candidato.

Durante a inscrição é necessário também informar se o candidato necessita de algum atendimento especial durante a prova, como por exemplo, portadores de deficiência física, gestantes, lactantes, etc. Na inscrição além dos dados pessoais, também será necessário marcar a língua estrangeira que será cobrada na prova, escolhendo entre o espanhol ou inglês.

No site do Inep, na página do Participante, todas as informações necessárias para a realização da prova estão muito bem detalhadas.

Cronograma do ENEM 2018

O Enem 2018 irá ocorrer nos próximos dias 04 e 11 de novembro, aos domingos. No dia 04 será aplicada a prova com 45 questões de ciências humanas, 45 questões de linguagens e a redação. A duração máxima desta prova será de 5h30.

Já a prova do dia 11 será de 45 questões de matemática e 45 questões de ciências da natureza. Esta prova terá duração máxima de 5 horas. O tempo é 30 minutos a menos do que a prova que foi aplicada em 2017.

Horários:

  • A abertura dos portões irá ocorrer às 12h
  • O fechamento dos portões para início das provas será às 13h
  • As provas terão o seu início às 13h30, com encerramento às 19h no dia 04 de novembro e às 18h30 no dia 11 de novembro.

No dia da prova o estudante deverá levar um documento de identificação original, oficial e com foto, além de caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente.

Não é obrigatório, mas aconselhável que seja levado o cartão de confirmação da inscrição e também a declaração do comparecimento impresso para que o chefe de sala assine.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.