Está em debate o Dia Nacional do Museu pela Comissão da Educação

0

A Comissão da Educação, Cultura e Esporte (CE), que é uma comissão responsável por opinar sobre o sistema nacional de ensino, seus serviços, equipamentos que estejam relacionados ao sistema da educação e ainda programas culturais, educacionais, esportivos, recreativos e de lazer que sejam voltados à comunidade em geral.

Nesta quarta-feira (16), às 10h e 30, a Comissão se interessou em promover uma audiência pública interativa com o intuito de debater a importância do Dia Nacional do Museu, como também a sua efetivação dentro dos ambientes escolares e o quanto isso pode ajudar a dar visibilidade a este tipo de conteúdo, que serão ainda mais notados e dotados de qualidade pelos alunos.

Este debate é uma sugestão da senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE), que faz questão de frisar a importância da introdução e valorização do Dia Nacional do Museu, sempre fazendo menção ao Dia Internacional do Museu que é celebrado no dia 18 de maio. Ou seja, a questão seria trazer o Dia do Museu de um âmbito internacional para o nacional, e poder com isso frisar as atividades e a valorização deste dia de forma bem específica dentro do país.

Segundo a senadora Maria do Carmo Alves, todos os anos o Conselho Internacional de Museus (Icom) lança uma espécie de tema global que deve ser trabalhado pelos museus espalhados pelo mundo em países que adotam o Dia do Museu, na celebração da data, haja vista o tema escolhido pelo Icom, os museus participantes celebram com exposições e debates culturais que levem em conta a temática escolhida.

Para a senadora o Dia do Museu não seria apenas mais uma data que poderia a vista de muitos “passar em branco”, mas sim um dia que seria insaturado como especial para que os museus nacionais pudessem ser prestigiados enquanto promovem a tolerância, a educação e a cultura na sociedade brasileira. Neste contexto, não só os próprios museus poderiam utilizar a data, como também entidades que trabalhem com educação a fim de promover o valor daquele dia e então realizar atividades que tenham como objetivo o enriquecimento educacional e cultural dos indivíduos em larga escala dentro do país.

Participantes da comissão

A Comissão em sua forma geral contém cerca de 27 titulares e 27 suplentes. No entanto, pelo fato de o evento escolhido ser uma audiência pública interativa com o objetivo de expor o tema e promover um debate será necessário alguns convidados a mais, fora a parte os que já são efetivados em algum cargo dentro da Comissão da Educação, Cultura e Esporte.

Dentre os nomes convidados para a audiência está:

  • Marcelo Mattos Araújo – Presidente do Instituto Brasileiro de Museus
  • Rita de Cássia Mattos – Presidente do Conselho Federal de Museologia
  • Ézio Déda – Diretor-superintendente do Instituto Banese e Museu da Gente Sergipana
  • Conselho Consultivo do Patrimônio Museológico
  • Comitê brasileiro do Conselho Internacional de Museus
  • Comitê Gestor do Sistema Brasileiro de Museus

Todos os representantes que estiverem no evento terão a oportunidade de debater a respeito do tema, como também os demais presentes. Tendo em mente o que frisa a senadora Maria do Carmo Alves, ao falar que o Dia do Museu no país não será apenas uma data qualquer, mas uma forma de deixar bem clara a importância deste movimento cultural e dos processos que envolvem os museus brasileiros, dando maior ênfase ao trabalho de cada um e ajudando a desenvolver uma sociedade que dê maior qualidade ao estudo da história, cultura e educação dentro do país.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.