Começa hoje o pagamento do 3º lote da restituição do Imposto de Renda 2018

Quase 3 milhões de contribuintes serão beneficiados pela restituição.

0

Começa nesta quarta-feira, dia 15 de agosto de 2018, o pagamento do terceiro lote da restituição do Imposto de Renda Pessoas Físicas (IRPF) do ano, pela Receita Federal. Neste pagamento também estará incluso restituições residuais entre os anos de 2008 e 2017.

O pagamento do 3º lote será feito para 2.852.737 contribuintes, com uma correção de 2,58% com relação ao segundo lote do IR 2018. Em valores os pagamentos chegam a R$ 3,6 bilhões, injetando uma boa quantidade de dinheiro na economia brasileira.

Malha fina

Quem caiu na malha fina do IR 2017, por conta de inconsistências em informações da declaração, não poderá receber a restituição, tendo ainda que regularizar a situação. A Receita Federal informou que aproximadamente 747 mil declarações foram retidas na malha fina até o pagamento deste terceiro lote.

Depois de analisar todas as inconsistências encontradas pela Receita Federal na declaração do Imposto de Renda, o cidadão (PF) deverá enviar para a Receita uma declaração retificadora. Essa nova declaração será analisada e caso a situação seja resolvida, o contribuinte sairá da malha fina. Se o mesmo tiver direito a restituição, os valores a serem pagos serão inclusos nos lotes residuais que também são pagos todos os anos, porém em datas diferentes dos demais contribuintes.

Entre os principais motivos do contribuinte cair na malha fina, estão as omissões de rendimentos, seguido por inconsistências em declarações das despesas médicas. O contribuinte que deseja verificar a situação e saber se tem o direito de receber a restituição, deverá acessar o extrato simples do Imposto de Renda, no site oficial da Receita Federal, o e-CAC.

É preciso utilizar um código de acesso que é gerado no próprio site da Receita Federal, ou através de um certificado digital que pode ser emitido por uma autoridade habilitada para o tal.

Como fazer para consultar a restituição do Imposto de Renda?

Há duas formas simples de realizar a consulta do Imposto de Renda. Uma é através da inclusão de alguns dados através dos aplicativos da Receita Federal disponível para smartphones e tablets. Outra é através do site oficial da Receita.

Para fazer a consulta através do site, acesse:

Por lá inclua o CPF, o ano que deseja realizar a consulta, a data de nascimento, digitar os caracteres de segurança e depois clicar em “Consultar”.

O cadastro será analisado na base de dados da Receita Federal e em poucos segundos as informações sobre a sua situação mediante o IR estará na tela. Caso não de certo, verifique se o seu navegador está habilitado para realizar a gravação de “cookies”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.