Compras de fim de ano – Saiba como economizar!

0

Mesmo com as contas no vermelho, muitas pessoas estão fazendo planos para as compras de fim de ano. Os lojistas e comerciantes, já até estocaram mercadorias, à espera dos consumidores.

Contando com o décimo terceiro salário, os brasileiros preparam listas de presentes de natal e ano novo, bem como a ceia de Natal, a festa da virada, e as confraternizações festivas das empresas.

Pé no freio – dicas de economia na hora das compras

Apesar do crescimento da economia no Brasil, muitas pessoas ainda precisam quitar as suas contas, e sair de vez da inadimplência. Por vezes, é preferível deixar de comprar presentes, para guardar dinheiro em prol de um objetivo maior, retirando o nome dos órgãos de crédito, por exemplo.

-Planejar as compras:liste em uma planilha no Excel, ou aplicativos para celular e tablet, um meio eficaz de discriminar as suas despesas mínimas e maiores, bem como o valor real do seu salário.

Depois essa etapa, escreva as suas dívidas à parte, e quanto do seu orçamento elas ocupam. Se as suas contas fecharem no azul, parabéns, mas se não, é hora de pisar no freio, e repensar a sua lista de compras.

-Resista à tentação: liquidação de blusas no shopping, saldão e feirão de roupas, utensílios domésticos, tudo ao alcance das mãos e do cartão de crédito. Essa é uma jogada, que as lojas e comerciantes usam, para atrair mais clientes nessa época do ano.

Por isso, resista à tentação de comprar por impulso. Não é porque as suas amigas e familiares, irão gastar horrores nas lojas, que você precisa entrar na onda. Atenha-se ao seu orçamento, e lembre-se que, se você entrar em dívidas, ninguém se oferecerá para pagar as suas contas.

-Presenteie com estilo: rico não é aquela pessoa que compra uma vida que não se sustenta, e sim aquela que usa os recursos que possui com sabedoria. Portanto, não hesite em comprar um presente mais barato e original para alguém (que tenha mais haver com ela).

Muitas vezes, um porta retrato, com a foto de família, doces feitos em casa, ou um artesanato manual, pode agradar muito mais do que um presente comprado em um shopping, que a pessoa nunca vai usar e valorizar de fato.

Se você tiver condições para dar um presente bacana, tudo bem, vá em frente, essas dicas são para aqueles que precisam economizar e poupar dinheiro para o começo do ano, que já espera a todos com muitas contas fixas para pagar.

-Aprender a fazer listas: para fazer aquele jantar incrível de Natal, ou ano novo, você não precisa gastar muito. Desenvolva o hábito de escrever em uma lista, todos os itens que precisa para cozinhar, e quais você já tem em casa.

Pesquise nos supermercados e atacados mais baratos, se compensa comprar um produto em grande quantidade. Agora é só ir às compras, sem medo de errar. E não tenha medo de pedir desconto, pechinchar e procurar a melhor opção.

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.