Aprovado pela Câmara dos Deputados, o projeto de lei conhecido como “ato
médico” – que agora tramita no Senado – divide opiniões de profissionais da
saúde. Conforme o texto, apenas médicos poderão diagnosticar doenças e também
prescrever tratamentos.
Profissionais das outras 13 categorias da área
da saúde (psicólogos, enfermeiros e fisioterapeutas, entre outros) reclamam que
perderão sua autonomia de atuação. Já a classe médica alega que a lei preencherá
uma lacuna ao regulamentar o exercício da profissão no
Brasil.
RINS
Consumo de chá verde reduz
pedras
Estudo da Universidade Sichuan, na China, indica que o
consumo de chá verde pode ajudar a prevenir a formação de pedras nos rins.
Conforme a pesquisa, o surgimento das pedras é dificultado pela possível ligação
de alguns compostos do extrato do chá verde ao oxalato de cálcio, principal
componente dos cálculos renais.
ESTUDO
Morfina teria poder
de alastrar câncer
Droga usada para diminuir a dor provocada por
cirurgias e tumores, a morfina poderia induzir o alastramento do câncer, como
mostram resultados de testes com ratos em laboratório. Segundo cientistas
norte-americanos, a morfina promoveria o crescimento de novos vasos sanguíneos
que levam oxigênio e nutrientes aos tumores.
BRASIL
Diabetes mata mais por excesso de peso
O número de mortes
provocadas pela diabetes vem aumentando no Brasil. Essa situação, segundo o
Ministério da Saúde, ocorre devido ao aumento de pessoas com excesso de
peso. Em 1996, as mortes totalizavam 16,3 habitantes em cada 100 mil. Dez
anos depois, a taxa passou para 24 a cada 100
mil.
CARDÍACOS
Meditação ajuda a reduzir
ataques
Pesquisa apresentada no congresso da American Heart
Association, em Orlando (EUA), indica que praticar meditação pode ajudar a
reduzir quase pela metade o risco de sofrer um ataque cardíaco ou um AVC
(acidente vascular cerebral) em pacientes com doença cardiovascular. Os
pesquisadores acompanharam 201 pacientes.
ELES 1
Álcool
diminui risco de doença cardíaca
O consumo diário de bebida
alcoólica diminui em mais de um terço o risco de doenças cardíacas em homens. É
o que mostra uma pesquisa realizada na Espanha. De acordo com o estudo, o
consumo de grandes quantidades de bebidas tem resultados diferentes para as
mulheres, que não se beneficiaram da mesma forma.
ELES
2
Homens ‘fogem’ de cirurgia da próstata
Levantamento do
Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira)
indica que um em cada 10 homens com diagnóstico de câncer de próstata recusa a
operação por medo de fica impotente. Pacientes com até 60 anos têm 30% de chance
de sofrer problema de disfunção sexual após a cirurgia.