30/12/2012 04:39

Bauru ganha a 1ª escola de turno integral

‘Eduardo Velho Filho’ foi a escolhida entre apenas 54 no estado para programa em 2013

Por: Rodrigo Viudes
rodrigo.viudes@bomdiabauru.com.br

Bauru e região vão ganhar a primeira escola estadual em tempo integral da rede estadual de ensino a partir de 2013. A escolhida pela SEE (Secretaria de Estado da Educação) foi a “Eduardo Velho Filho”, da Vila Vergueiro, próxima da rodoviária.

A unidade bauruense foi uma das 54 selecionadas no estado. A lista representa apenas 1,04% de todas as escolas administradas pelo governo paulista (5.183).

A “Eduardo Velho Filho” será uma das 31 novas escolas com ensino médio incluídas no Programa Ensino Integral, do governo estadual, cujo início no ano passado contemplou apenas 12 escolas – nenhuma de Bauru.

A adesão da unidade foi voluntária. Escolhida, a escola agora terá que seguir as características e exigências para poder se adaptar ao que exige o programa em seu aspecto administrativo, pedagógico e de metodologia.

Nova rotina/ Como escola de tempo integral, os alunos do ensino médio vão passar a estudar em uma nova jornada de 9h30 e os professores ficarão exclusivamente para a escola.

Além disso, o programa também inclui investimentos necessários na infraestrutura da escola como salas temáticas de português, história, arte e geografia, laboratórios de biologia, química, física e matemática, salas de leitura e informática e recursos audiovisuais, como lousas interativas.

A criação de escolas integrais no estado só foi possível após a sanção da Lei Complementar 1164 de 4 de janeiro de 2012 pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB). Pela nova lei foram criadas as condições administrativas para que houvesse um quadro de magistério exclusivo às escolas com tempo integral.

Adultos/ Instalada na rua Vangelio Modelli, a “Eduardo Velho Filho” atende também alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos) com aulas pelos anos finais do ensino fundamental (no caso, da 5ª à 8ª séries) e do médio.


Compartilhe: