08/10/2012 05:02

Erinaldo é o novo prefeito de Votorantim

Apesar da confiança dos adversários, a vitória é do candidato do PSDB, eleito com mais de 37% dos votos

Por: Luiz Campos Jr.
luiz.junior@bomdiasorocaba.com.br

O professor Erinaldo Alves da Silva é o novo prefeito de Votorantim. O candidato do PSDB – que chega ao quarto mandato – foi eleito com 37,45% dos votos válidos nas eleições municipais realizadas ontem. Carlos Augusto Pivetta, do PT, que tentava a reeleição, ficou na segunda colocação, com 33,14% dos votos, enquanto Fernado de Souza, do DEM, foi o terceiro, com 29,41%. Votos brancos somaram 4,16% e nulos 5,55%.

A apuração em Votorantim terminou pouco antes das 19h, com a contabilização dos votos das 220 seções eleitorais. Dos 82.235 eleitores, 69.590 compareceram para votar, o que corresponde a 84,62% do total.

A votação/ O dia de votação nas eleições municipais transcorreu em clima de tranquilidade e, principalmente, muita confiança por parte dos candidatos a prefeito de Votorantim.

O  BOM DIA acompanhou até as urnas os três concorrentes na disputa – Carlos Augusto Pivetta (PT), Erinaldo Alves Silva (PSDB) e Fernando de Souza (DEM) – e todos foram unânimes ao afirmar que a expectativa era de vitória.

Fernando de Souza, último colocado nas pesquisas de intenção de escolha dos eleitores, foi o primeiro entre os candidatos a votar. Ao lado da mulher Luciane, antes das 9h ele já estava em frente a escola Bela Alvorada para acompanhar o seu vice, Dude. Em seguida, se dirigiu a Escola Comendador Pereira Inácio, no bairro Barra Funda, onde votou. Para ele, a cidade teria uma “surpresa” após a apuração.

“Acredito na vitória. Fizemos uma campanha de porta em porta com os moradores de Votorantim e sei da minha aceitação com a população”, afirma.

A voz do povo/ Também acompanhado da mulher, a primeira-dama Suzana, o candidato à reeleição Carlos Augusto Pivetta votou no início da tarde na Escola Clotilde Beline Capitani,  Jardim Archila. “Tenho tido bastante receptividade por parte dos eleitores em todos os lugares que visitei. Por isso tenho certeza que vamos poder dar continuidade ao nosso governo que fez Votorantim evoluir em vários setores”, comenta. “Espero que se faça a vontade do povo”, acrescenta.

Antes de entrar na seção para votar, Pivetta fez questão de conferir a lista fixada na porta com o nome de todos os candidatos. “Deixa eu conferir se meu nome está aqui”, brincou. Após aguardar uma eleitora que estava na cabine, o candidato do PT votou e fez o sinal da vitória.

Passado/ O último a comparecer à seção eleitoral para votar foi o candidato do PSDB, Erinaldo Alves da Silva, que por volta das 14h chegou à Escola Daniel Verano,  Parque Boa Vista. Com ele, além da mulher Amélia, estavam ainda o neto Daniel e a filha Fabíola, também candidata a vereadora.

Assim com os adversários, não faltou otimismo para Erinaldo. “Estou muito confiante na vitória, consciente de que fizemos uma campanha correta, com propostas concretas”, diz.

Com três mandatos como prefeito e mais um como vice acumulados, Erinaldo apostava no passado político para vencer a eleição. “Tenho uma história na cidade que o eleitor já conhece e confia”, garante.

Fabíola é eleita como a vereadora mais votada

A comemoração da família do prefeito Erinaldo não ficou apenas pela conquista do mandato como prefeito. A filha do candidato, Fabíola (PSDB), também se deu bem nas eleições municipais sendo reeleita como a vereadora mais votada. Sozinha, recebeu  2.301 votos, correspondente a 3,66% do total.

Além de Fabíola, a Câmara de Votorantim será composta, a partir de 2013, por outros dez vereadores eleitos neste domingo (7).

A maior bancada ficou com o PSDB, que terá quatro representantes. Já as legendas do PT e o PDT conseguiram eleger dois vereadores cada, enquanto PPS, PV e PSC ficaram com uma cadeira no legislativo

Os outros vereadores eleitos foram Marcão Papeleiro (PT), com 1.807 votos (2,87% do total); Eric Romero (PPS), com 1.795 (2,85 %); Lê Baeza (PV), 1.463 (2,32%); Róbson da Farmácia (PSDB),  1.435 (2,28 %); Pedro Nunes (PDT), 1.345 (2,14 %); Heber Martins  (PDT) 1.262 (2,00 %); Bruno Martins de Almeida (PSDB), 1.158 (1,84 %); João Cau (PSC), 1.111 (1,76 %); Pastor Tonhão (PSDB), 1.036 (1,65%) e Joãozinho da Cidadania (PT), 624 (0,99 %).

23.534
Foi o total de votos que Erinaldo Alves da Silva recebeu para ser eleito pela quarta  vez como prefeito de Votorantim

PMDB e DEM ficam fora da Câmara Municipal
Os partidos perderam as cadeiras que ocupavam na Câmara Municipal: duas do PMDB e uma do DEM. Já PPS, PV e PSV passam a ter um representante cada no Legislativo

15,38%
dos eleitores de Votorantim não votaram nas eleições municipais


 


Compartilhe: